quinta-feira, 7 de outubro de 2010

História da fundação da Loja


Texto enviado pelo nosso querido Irmão Neimar 

HISTÓRICO DA LOJA PAZ, VIRTUDE E FRATERNIDADE

A história da fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica, Paz, Virtude e Fraternidade, nº 3.099, teve seu ponto de partida, como acontece na maioria das vezes, de modo singelo e por iniciativa de alguns poucos Irmãos. Como Maçons que eram e imbuídos pelo desinteressado desejo de “levantar novos templos à virtude”, reuniram-se em um dia junho de 1997, para traçar as primeiras providências que culminaram com a fundação da Loja, em 29.09.1997. A Ata do conclave, editada naquele dia, foi registrada no Livro nº 01, folhas 01 e 02 e assentada no Livro nº A-35, do Cartório de Registros de Títulos e Documentos do 4º Ofício da Comarca de Campo Grande, com o nº 26.477.
Da indigitada reunião inicial, participaram os Irmãos Mestres Maçons, Affonso Miguel Arichelli (já falecido), Ivaldo Cassemiro Martins, Lupércio Abbud, Márcio Prestes Martins, Sérgio Henrique Cance, Álvaro Peixoto da Silva, Emanoel Pereira de Souza, Hedviges de Arruda Souza, Maurílio Ferreira Quevedo, Olímpio Stiehler Júnior, José Lázaro Vieira, Edson Machado de Souza, todos ativos e regulares do Grande Oriente do Brasil.
Constituída a primeira Diretoria Provisória, foi escolhido por votação o nome da Loja, como Augusta e Respeitável Loja Simbólica Paz, Virtude e Fraternidade e o Rito a ser adotado, o Rito Brasileiro.
A autorização para o funcionamento provisório da Loja veio em seguida, através do Ato nº 294/95-99, assinado pelo Grão Mestre Estadual, o Eminente Irmão Fadel Tajher Iunes, em 30.09.1997, E. V., publicado no B. 0. Ecos do Oriente nº 05, do mês de setembro de 1997.
Em 17.11.1997, por meio do Ato nº 0810, o Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Eminente Irmão Joferlino Miranda Pontes, defere o requerimento com pedido de Regularização de Loja Provisória. Como conseqüência, a Grande Secretaria Geral da Guarda dos Selos encaminha à Loja, a Certidão de Fundação acompanhada da necessária Carta Constitutiva, para que possa trabalhar nos Graus Simbólicos do Rito Brasileiro.
De posse dos documentos necessários, a Loja Paz, Virtude e Fraternidade, nº 3.099 promoveu a eleição da sua Diretoria Permanente em 01.12.1997, instalando e empossando seu primeiro Venerável Mestre, Irmão Ivaldo Cassemiro Martins, em 05.12.1997, cuja diretoria ficou assim composta:
            1º Vigilante – Hedviges de Arruda Souza;
            2º Vigilante – Lupércio Abbud;
            Orador – Márcio Prestes Martins;
            Secretário – Affonso Miguel Arichelli;
            Tesoureiro – Sérgio Henrique Cance;
            Chanceler – Olímpio Stiehler Júnior;
            Deputado Estadual – Emanoel Pereira de Souza.
Os caminhos percorridos desde então até os dias de hoje, pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Paz, Virtude e Fraternidade, construíram a sua história, conhecida por todos aqueles que a amam e fazem dela o seu ponto de encontro semanal para, juntos, trabalharem em prol do crescimento da Maçonaria Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário